Conheça a nova participada Ophiomics
No passado dia 16 de dezembro de 2022, a Ophiomics concluiu uma ronda de financiamento integralmente coberta por fundos geridos pela sociedade de capital de risco BlueCrow.
O investimento da BlueCrow visa desenvolver o aspeto comercial do HepatoPredict, projetado para comercialização em pelo menos cinco países na União Europeia, dois países no Médio-Oriente e ainda potenciar a validação clínica do produto.
Paralelamente está definida uma estratégia para completar o estudo de prova de conceito e submissão para publicação do HepatoDetect, assim como dar início ao design e consequente industrialização do produto.
A segunda fase do plano estratégico, foca-se na expansão do HepatoPredict para os Estados Unidos, Ásia e América do Sul, e comercialização para mais de dez países na União Europeia e para quatro países no Médio-Oriente.
Fundada por José Leal e Joana Vaz, especialistas em Bioinformática e em Genómica, respectivamente, a Ophiomics encontra-se sediada em Lisboa, Portugal, na incubadora LISPOLIS, perto de várias pequenas e grandes empresas que se concentram em tecnologias de saúde humana.
A Ophiomics é uma empresa Biotecnológica portuguesa especializada em serviços de medicina de precisão na área oncológica, e desenvolve novos métodos de análise e teste, procurando ajudar os médicos a diagnosticar caso a caso a doença de cada paciente.
Ou seja, desenvolve novas soluções de medicina de precisão, especificamente, dispositivos médicos de diagnóstico in vitro na área da oncologia, integrando a genómica e a bioinformática como pilares de I&D.
O HepatoPredict, é um dispositivo médico de diagnóstico in vitro que usa biologia molecular e inteligência artificial para avaliar se doentes com cancro do fígado podem receber um transplante hepático com intuito curativo. Em termos práticos, é um teste laboratorial em que é feito uma biópsia ao tumor e que permite à equipa de médicos escolher a terapia adequada para o doente.
O HepatoDetect é uma biópsia líquida onde a integração de variáveis moleculares através de inteligência artificial permite fazer um rastreio de doentes com cirrose para a deteção precoce do cancro do fígado. É um teste de sangue que permite aumentar significativamente, de forma custo efectiva, a taxa de deteção precoce de cancro do fígado numa população de risco.
Para José Leal, “Este investimento vai permitir o desenvolvimento comercial do HepatoPredict para o mercado global, permitindo ao mesmo tempo o desenvolvimento de outros testes moleculares inovadores que contribuam para reduzir o flagelo da morte precoce por cancro do fígado e de outros do trato gastro intestinal. “
Bernardo Empis Meira, Partner da BlueCrow, acrescenta “partilhamos do mesmo objetivo de contribuir para soluções que salvem vidas e que tenham impacto relevante no aumento da qualidade de vida da Sociedade. A equipa da Ophiomics tem desenvolvido um trabalho extraordinário em investigação na área oncológica.”