PT
PT

Investimento sustentável?

As alterações climáticas são o maior desafio dos nossos tempos, e esta é uma oportunidade para construir um novo modelo económico.

O investimento sustentável abrange uma série de pressupostos, nomeadamente em projetos de energia verde ou investimento em empresas que demonstrem valores sociais ou comportamentais, como por exemplo a inclusão social.

De acordo com o “Pacto Ecológico Europeu” o financiamento sustentável tem um papel fundamental no que diz respeito à transição mundial para a redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa, o pacto prevê a transformação da UE numa economia moderna, eficiente na otimização dos seus recursos e mais competitiva, garantindo, nomeadamente, que as emissões líquidas de gases com efeito de estufa sejam nulas em 2050.

A análise da BlackRock, uma das maiores empresas mundiais de gestão de ativos – concluiu que durante o auge da pandemia COVID-19 em 2020, mais de oito em cada 10 fundos de investimento sustentáveis tiveram um desempenho melhor e claramente superior ao de carteiras de ações não baseadas nos critérios da ESG.

E porque é que os investimentos “ESG Friendly” proporcionam atualmente maior retorno do que os investimentos convencionais?

Um dos fatores é sem dúvida a mudança de mindset dos potenciais clientes. De acordo com um estudo realizado pela 5WPR (Annual Consumer Culture Report) dois terços dos consumidores na sua generalidade, preferem comprar a empresas que partilhem os mesmos valores que os seus, contudo, se observarmos a geração dos Millennials (idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos) – essa percentagem sobe para 83%.

É expectável a tendência de crescimento em investimentos em projetos que abracem a sustentabilidade, seguindo as tendências atuais de novas gerações que quebram a barreira com novos hábitos. As indústrias intensivas em carbono, tais como carvão, petróleo e gás, apresentam atualmente maior dificuldade e mais custos relativos ao levantamento do seu capital, uma vez que os principais credores demonstram cada vez mais resistência na negociação conjunta.

Em contraste, as empresas sustentáveis têm hoje uma maior probabilidade de sucesso, contribuindo ainda para a poupança de custos e redução de recursos utilizados. Segundo dados partilhados pela Reuters, em 2021, as empresas, a nível global, absorveram um montante recorde de 859 mil milhões de dólares em investimentos sustentáveis, incluindo 481,8 mil milhões de dólares em obrigações verdes que angariaram capital para projetos ambientais específicos.

De acordo com a Bloomberg o valor total dos investimentos da ESG aponta para um valor de 53 biliões de dólares até 2025, representando mais de um terço de todos os investimentos globais.

Por todos estes motivos, consideramos que o sistema financeiro pode contribuir amplamente para um futuro mais verde e melhor para todos nós.